
_edited.png)
Equipe organizadora:

Leonara Lacerda Delfino:
​
É professora permanente e pós-doutora em História pelo PPGH-UNIMONTES, coordenadora do Projeto de Extensão Xirê da Consciência Negra (PREX-UNIMONTES) e integrante dos grupos de pesquisa: Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais (UNIMONTES), GT Nacional da ANPUH: Emancipações e Pós-abolição, GDECO-ETNOPO (Grupo de Pesquisa para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular/ Unimontes), Laboratório de Teoria da História e História Pública (UNIMONTES). É doutora e mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE- CAPES) pela Universidade de Coimbra (2014) e tem especialização em História da África e
da Diáspora Atlântica pelo IPN. Graduou-se em história e tem experiência nos estudos relacionados às irmandades do Rosário, Diáspora Atlântica, História Pública, Intelectuais Negros (as), Comunidades de Aprendizagens, Comunidades Quilombolas e Comunidades de Terreiro. É coordenadora do Grupo de Estudos KITEMBO: SABERES ANCESTRAIS, Grupo de Estudos sobre epistemologias negras, afro-diaspóricas e de comunidades tradicionais quilombolas e de terreiros. Dirigiu e redigiu o roteiro, em parceira com a comunidade quilombola Pena Branca, o filme "Tecendo o Cordão: O Matriarcado do Quilombo Pena Branca”, uma premiação do Edital da Lei Paulo Gustavo (2023). É apresentadora e idealizadora do Programa de História Pública, intitulado por Conexão Sertão África. Disponível em:https://www.youtube.com/@PPGHUNIMONTES

Valéria de Jesus Leite
​
Professora da educação básica - SEE/MG. Professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros, com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (2016) e Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes (2006). Tenho experiência e interesses nas áreas de História do Brasil, com ênfase em Brasil Colônia, República, Redemocratização, Movimentos Sociais, Trabalho, Cidadania e Teoria da História. Na pesquisa histórica tenho experiência com fontes orais, imprensa, memória. Organizadora da coletânea História do Norte de Minas Gerais, v.1 Sociedade e Estado.
.jpeg)
Vânia Maria Siqueira
​
Possui graduação em História pela Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (1989) e Pedagogia pela Universidade Cesumar - Unicesumar (2020) mestrado em História Social pela Universidade Severino Sombra (2001) e doutora em Museologia e Patrimônio do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-MUS (UNIRIO/MAST). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes . Tem experiência na área de História, Educação Básica (Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Ensino Superior (com ênfase em Metodologia e Prática do ensino de História; Patrimônio Cultural, História da Educação e outras).

José Olímpio Fernandes Fiúza
​
Acadêmico do curso de licenciatura em história (Unimontes, Campus Janaúba), bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Extensão: Xirê da Consciência Negra, integrante do grupo KITEMBO: SABERES ANCESTRAIS, grupo de Estudos sobre epistemologias negras, afro-diaspóricas e de comunidades tradicionais quilombolas e de terreiros.